«Ulisses» – A partir da Odisseia, de Homero

«Ulisses» – A partir da Odisseia, de Homero

No Olimpo, monte onde habitam os deuses gregos, decorre um concílio visando a libertação de Ulisses. A deusa Atena intercede por ele e Hermes, o mensageiro de Zeus, é indigitado para voar até à ilha de Ogígia com instruções claras para o libertar. O herói ali se encontra, refém da deusa Calipso.
Ulisses constrói uma jangada com objetivo de seguir viagem pelo mar Egeu e regressar a Ítaca- ilha onde possui o seu palácio e o esperam a sua esposa, Penélope, o seu filho, Telémaco, e ainda o seu velho pai, Laertes. Pelo meio das suas rigorosas viagens, um dos povos que o acolhe, o dos Feaces, pede–lhe que descreva as aventuras por que passou.
Os mesmos Feaces transportam-no até Ítaca, onde o espera Atena. A deusa e o herói tecem um plano para, juntos, afastarem os homens que pretendiam ocupar o seu trono. E será que, ao fim de vinte anos, Ulisses reencontra Penélope?
Uma oportunidade imperdível para, de um modo divertido e pedagógico, introduzir os mais novos numa obra seminal da literatura ocidental de todos os tempos.

O espetáculo irá decorrer no próximo dia 2 de novembro no Centro Cultural Olga do Cadaval em Sintra. Para mais informações vistie a página oficial de «Ulisses» no Facebook.

 

SIMILAR ARTICLES

0 125