Erva – do- caril

Erva – do- caril

By Vânia Jesus

Erva -do-caril este ano

Para quem não conhece há uma planta chamada, Erva- do – caril ( nome técnico Helichrysum italicum) e é uma planta aromática. A natureza é fantástica. Como sabem o caril é uma mistura de especiarias produzidas pelo homem.
Mas basta tocar ou cheirar esta planta para lhe reconhecer de imediato o odor: cheira a caril!

Eu comprei uma pequena planta o ano passado que coloquei na horta.Comprei por curiosidade, por cheirar a caril e por … saber a caril! O sabor é mais suave que o caril feito das especiarias, portanto, óptimo para quem até gosta de caril, mas não muito forte. Como se usa? Usam-se as folhas, dão o aroma caril à comida mas não a cor. Para dar cor pode-se usar o açafrão – da índia, especiaria que também ela dá cor ao caril feito de especiarias.
Além disso, nas hortas é boa para afastar pragas indesejadas ás outras culturas

Propriedades:
Medicinais: Anti-bacteriana, anti- fúngica, anti-inflamatória e cicatrizante. Tradicionalmente, era utilizado como afrodisíaco para atrair o amor.
Condimentar: As folhas são utilizadas para aromatizar saladas e refeições. O óleo essencial é fantástico para realçar os sabores das frutas em doces, gelados, produtos de panificação e refrigerantes.
Contra-indicações/ Efeitos secundários /Observações: Não consumir durante a gravidez e a lactaçãoComo e quando se faz a colheita e/ou poda: Cortar os caules do ano anterior na primavera
Partes utilizadas: folhas

Fonte da informação:

Blogue do autor: Cinco Sentidos na Cozinha