Observadores nacionais denunciam casos de violência em eleições legislativas no Congo

Observadores nacionais denunciam casos de violência em eleições legislativas no Congo

Este post foi originalmente publicado neste site

 

Share/Save/Bookmark

Os observadores nacionais nas eleições legislativas e autárquicas deploram vários casos de violência nas localidades de Ollombo (Plateaux), de Nyanga (Niari) , de Kingoué (Bouenza) no norte do país, durante escrutínios organizados a 16 de Julho corrente, em todo o território nacional, soube a PANA de fonte segura.

A missão dos observadores nacionais notou, além de atos de violência, a suspensão da votação e o roubo do material eleitoral em todos os seis distritos da Bacia Oeste.

Para esta missão, os autores destes atos são apenas representantes de alguns candidatos.

Para uma melhor organização destas eleições, os peritos sugerem que seja reformado o sistema de distribuição dos cartões de eleitor e que antes de cada eleição, seja organizada uma formação contínua dos actores eleitorais e dos delegados dos candidatos.

Actas e outros documentos de voto deverão ser transportados e assegurados, a seu ver. As autoridades eleitorais deverão pautar pelo encaminhamento atempado do material eleitoral e pela entrega sistemática das actas ou impressos dos resultados aos representantes de cada candidato após a contagem dos mesmos.

No entanto, a missão dos observadores nacionais sublinhou que as eleições legislativas e autárquicas, apesar desta violência, foram realizadas em paz e calma.

 

 

SIMILAR ARTICLES

0 15